Nova Iguaçu escolheu na quarta (22) e nesta quinta-feira (23) os novos diretores das escolas municipais que irão assumir o mantado pelos próximos três anos. Ao todo, 140 escolas participaram do processo de consulta e cerca de 100 mil eleitores, entre alunos, pais ou responsáveis, professores e funcionários da educação municipal, compareceram às urnas.
Nos últimos quatro anos, a escolha de diretores municipais foi feita por indicação política. O resgate do processo de consulta à comunidade coloca em prática o primeiro decreto publicado pelo prefeito Rogerio Lisboa, em janeiro deste ano.
Servidora pública concursada, Katia Castello Branco, funcionária administrativa, fez questão de comparecer e dar o seu voto.
“Essa eleição marca a retomada da voz da comunidade escolar. Estamos tendo a oportunidade de decidir quem vai cuidar da nossa escola e não mais, simplesmente aceitar que escolham por nós. É um processo de união entre pais, alunos e funcionários das escolas”, afirma.
A divulgação dos diretores eleitos ou reeleitos será feita nesta sexta-feira (24) e divulgada através do site da prefeitura (www.novaiguacu.rj.gov.br). O processo de consulta foi iniciado em setembro, com a escolha da comissão eleitoral para fiscalizar as campanhas dentro das escolas. Para o prefeito Rogerio Lisboa, a iniciativa é um avanço na democracia do município.
“Mudamos a forma de escolha dos diretores, devolvendo o direito de voto. O processo antes era ultrapassado e agora estamos modernizando e democratizando este direito tão importante de escolha, ouvindo e consultando não somente os funcionários da educação. Mas toda a comunidade escolar está inserida nesta ação”, garante.
Segundo a secretária municipal de Educação, Rojane Jubram, todo processo transcorreu sem intercorrências.
“Não foram registradas nas 140 escolas participantes nenhum problema. As comissões eleitorais fiscalizaram e acompanharam todo o processo de votação nos dois dias e toda votação foi feita da forma mais transparente possível, com a grande participação de pais e responsáveis, que abraçaram a ideia”, disse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário