Nova Iguaçu aprova Plano Municipal de Cultura
Proposta vai orientar ações e políticas culturais pelos próximos dez anos
O Plano Municipal de Cultura foi aprovado por unanimidade, na última terça-feira (6), em duas discussões, na Câmara Municipal de Nova Iguaçu. Com a aprovação da proposta, o poder público poderá atuar em regiões mais carentes de investimentos culturais e também oferecer novas diretrizes para duas vertentes importantes: o desenvolvimento audiovisual e a economia criativa.
“O Plano vai oferecer um rumo para a ação do município na área cultural nos próximos dez anos. É uma grande oportunidade de organizarmos o orçamento nesse sentido, olhar para novas manifestações culturais e provocar novos territórios”, explica o secretário de cultura, Juarez Barroso.
O grande potencial do documento está principalmente nas orientações para a produção audiovisual e para a economia criativa. “Entendemos que esses dois aspectos são muito importantes para a cidade por serem setores estratégicos para o desenvolvimento, afinal, quando falamos de economia criativa, tratamos também da geração de trabalho e de renda”, defende Barroso. “O audiovisual complementa essa proposta por ser o setor criativo que mais gera riqueza no mundo”, complementa.
O documento traz metas de curto prazo, que devem ser cumpridas em três anos; de médio prazo, em cinco anos; e de longo prazo, em sete anos. Através dele, o município poderá acessar o Fundo Nacional de Cultura, dentre outras formas de captação de recursos.
Tudo o que foi elaborado é resultado de seis conferências municipais de Cultura, além de debates públicos e demandas da própria Secretaria de Cultura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário