Nova Iguaçu faz sorteio para escolha dos apartamentos do Condomínio Villa Toscana
Mãe de três filhos de 1,6 e 9 anos, a dona de casa Elisa Andrade da Silva Alves, de 26, vive de aluguel em Tinguá com o marido Geovani Alves, de 40, com uma renda mensal de R$ 800. Com dificuldades financeiras, ela não vê a hora de recomeçar sua vida. Elisa é uma das 540 contempladas no sorteio para a escolha dos apartamentos do Programa Minha Casa Minha Vida do Condomínio Vila Toscana, em Nova Iguaçu. O sorteio aconteceu nesta segunda-feira (12), na Vila Olímpica do município, e está beneficiando os inscritos e aprovados no programa de aquisição dos imóveis dos blocos 1 e 2 (Bahia e Alagoas), localizados na Avenida Abílio Augusto Távora (antiga Estrada de Madureira), próximo a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cabuçu.
“Pago R$ 500 de aluguel e como meu marido está desempregado, nossa renda é baixíssima. Vivemos de ajuda do benefício Bolsa Família e doações de cestas básicas. Quero recomeçar minha vida em outro lugar com as chaves do meu apartamento em mãos”, disse emocionada Elisa Andrade.
De acordo com a subsecretária de Habitação Social, Luisa Ribeiro, os primeiros sorteadas foram os portadores de necessidades especiais, idosos e cadeirantes.
“O contemplado é sorteado, vai até o painel e escolhe seu apartamento. A próxima etapa é a assinatura do contrato e ainda não há uma data para a entrega das chaves, mas a previsão é que seja ainda este mês”, explicou.
Ainda segundo ela, antes do sorteio, os contemplados fizeram uma visita prévia no empreendimento. Vale lembrar que os apartamentos não podem ser alugados, vendidos e transformados em comércio. A previsão é que os novos moradores possam entrar nas casas até o mês de abril.
O Villa Toscana conta com 15 blocos de quatro andares. Ao todo são 1.140 apartamentos de 49 metros quadrados, sendo sala, dois quartos, cozinha, banheiro e área. Alguns imóveis foram adaptados com acessibilidade para deficientes físicos e idosos.
Cadeirante há sete anos, após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC), o aposentado Júlio Cesar da Conceição Pereira, de 50, está ansioso para pegar as chaves do seu apartamento. Ele elogiou a acessibilidade nos imóveis do primeiro pavimento para os idosos e portadores de necessidades especiais.
“Onde moro de aluguel na Cerâmica, não consigo tomar banho no banheiro, mas nestes apartamentos há muita acessibilidade e são bem adaptados. Há barras fixas nas paredes e rampa de acesso. É o início de um sonho”, lembrou Júlio.
Outra moradora empolgada era a viúva Noêmia Monteiro dos Santos, de 84. Ela é uma das contempladas do bloco 1 (Bahia) e vai poder morar com a neta, de 20. A idosa, que mora de favor no bairro Jardim Pernambuco, escolheu um apartamento do segundo pavimento para evitar o sedentarismo.
“Quero subir um pouco de escadas para manter a saúde. Sou uma idosa diferente”, brincou Noêmia.
No ano passado já foram entregues 1.949 imóveis do Minha Casa Minha Vida e a previsão é que até o final de 2018 sejam sorteadas mais 6.732 unidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário